quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

20.000 Cliques Para o Sucesso



Depois de ler isto a analogia é clara. O livro original não tinha ilustrações. Só mais tarde foram incluídas. O que explica a proliferação para o sucesso. Foram as imagens. O Capitão Nemo comanda o Monstro Mecânico do Sucesso que captura quem se aproxima. A lula gigante, no original um polvo (o problema das traduções que ficam para a história), devora o sucesso condenando ao exílio quem chegou ao topo. Afastado de toda e qualquer realidade. Será?


Ninguém tem o segredo para o sucesso. Existem parcas tentativas para o explicar. Uma equação feita de variáveis: talento + timing + je ne sais quoi. No início era a escrita. A ligação com quem se escrevia. Depois vieram as fotografias e as imagens. Com o tempo a escrita desapareceu quase por completo. Afinal, diz o ditado que uma "imagem fala mais que mil palavras". Ironicamente os livros mais vendidos são sempre aqueles que têm mais palavras que imagens. E os blogs tranformaram-se. O que está indicado lá em cima, manteve-se como o paradoxo de sucesso. Ainda que o Bloglovin diga que não é o mais seguido.  Mas a toada é a mesma: bom gosto, selecção, critério. Inalterado desde a sua fundação. Pequenas alterações somente de adaptação e transformação. 

E, se o que se transformou foi a necessidade, dotem a mesma dos meios. Com o Tumblr é mais fácil publicar. É mais simples e directo. Afinal o que interessa é a imagens. As tais mil palavras sem letras. Oscar Girl coloca  a marca na rua. Coloca o seu nome nas bocas de quem interessa. Mostra o rosto para o sucesso. Esse mostro metálico. 

Clics, é a medida do sucesso. E se uma imagem vale mil palavras, quantas valerão um clic? Uma imagem, um clic, algumas palavras: voltem sempre que amanhã há mais. O sucesso ao virar de cada fotografia. 

 

 



2 comentários:

Silvia disse...

Acho que tem mais a ver com o facto que já não temos paciência para nos sentarmos e ler longos textos (or time for that matter), nem para ver vídeos (viva os .gifs). E portanto chega-se a mais sítios. Heck, eu nem paciência tenho para escrever a maior parte das vezes, mas ainda vou lendo, alguns, dos que ainda têm.

E disse...

Sim, isso, falta de tempo, entre outras coisas. As pessoas simplesmente nao lêem nada que seja mais longo que um parágrafo. Ainda hoje almoçava com alguém com quem falava sobre isso mesmo.