quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Comprar Uns Ténis Nunca É Só Comprar Uns Ténis, A Diferença Entre Eles E Elas

Houve uma altura em que comprava ténis duas vezes por ano. Uma no regresso às aulas e outra no início do verão. Depois tinha os ténis para o futebol e para a ginástica. E era só. As coisas eram simples. Estavam bem delineadas.
 
Não consigo identificar quando esta harmonia se corrompeu.


Depois tornei-me entusiasta. Ténis do dia-a-dia confundem-se com os ténis de desporto. Salvam-se algumas excepções. Não corro nem vou ao ginásio de Vans ou All-star, por exemplo. Já os New Balance ou os Nike Free Run são anfíbios.
 
 
Isto separa os homens das mulheres. Muitas olham para os ténis como.. ténis. Coisas para desporto. Quando têm no armário 6 sabrinas, 3 pumps, 5 strap sandals, 4 havainas, 2 botas de cano alto - umas com salto e outras rasas- , 2 botas de cano médio - umas com salto e outras rasas. Pelo meio calçado tendência que desaparece a cada 6 meses. E um par de ténis esquecido lá atrás.
 
 
Para elas todo aquele calçado tem um lugar. Um propósito. Uma situação. Para ficaram mais confortáveis. Para se sentirem mais poderosas. Para se sentirem mais adaptadas. Para se sentirem bem.
 
 
Para eles ténis é conforto. E cada vez mais aceitável. Quando Ricardo Tisci apareceu numa capa de uma revista de Nike houve esperança. Maior esperança era Don Draper usar ténis. Mas está fora de hipótese. Talvez nos safemos com Hank Moody. Ainda que a possibilidade seja também remota.
 
 
Eles são pragmáticos. Vamos ter de andar? Mais vale irmos confortáveis. Elas são idealistas. Cada situação ideal tem os sapatos ideiais.
 
 
Comprar uns ténis é complicado. Porque não será para uma coisa única. Não será para ir ao pão. Para ir comprar o jornal. Brincar com o cão no jardim. Ir à última hora comprar cenouras ao pingo-doce.
 
 
Os ténis têm de ser como a t-shirt branca lisa. Como a camisa oxford azul. Vai com quase tudo. Quase. Um fato pede sapatos. Olhos no chão e aceitemos a realidade. Tudo o resto pode ser discutível. Tudo é conjugado. Exemplos:

 




 

5 comentários:

Carol disse...

Muito bom! 100% de acordo, mas cá em casa sou eu a rainha dos ténis :) acusada de ter tantos que já nem sei para o que sao :D se bem que acho que hoje consegui que ele se aproximasse um bocadinho..

CAP CRÉUS disse...

O Hank ora anda de botins ou de Merrell. Não é?
E nunca mais chega 2014 para vermos o maior!

E disse...

Cá, como deves calcular, sou eu que tenho tantos ténis que por vezes nem os uso todos. mas acho que há espaço para mais.

Gosto de sapatos. Mas, ténis é amor. adoro ténis que posso usar com uma camisa, por exemplo. e os nike são tão fixe. Os free run. os flyknit. os novos pegasus. ajuda o streetstyle ter-se lembrado que existem te´nis. sou menos olhado por isso :)

Insiste nele ;)

E disse...

Eu acho que é só botins mesmo. Não me lembro de ele andar de merrell, mas podes ter razão.

Sim, a espera começa a ser um bocado chata. pior é que há rumores de ser a penúltima, senão mesmo a última série.

CAP CRÉUS disse...

Penúltima?
Sabes mais que eu, pois pensava que era a última temporada.
Não quero nem pensar nisso.