quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os Power Suits Na Televisão Americana

Foi a meio da tarde que tudo começou. Começou, como muitas vezes, com um mail. Aquele mail em que paramos para ler a pensar: porque é que vocês usam fato? Pois, porquê?
 
O meu pai raramente usava fato. Um Blazer e uma camisa. Mas na altura não pensava nisso. Nos filmes os advogados e os executivos usavam fato. Quando fui para a faculdade os meus professores usavam fato. E aí percebi que estava condenado a usar fato. Hoje, passados anos, um amigo meu diz que adorava usar fato. Então porque simplesmente não usa? E nós, porque é que simplesmente continuamos a usar?
 
E por nós entenda-se bancários, advogados e profissões que tal. O que torna um fato um farda. Afinal, são palavras que começam com a mesma letra.
 
O site Mr Porter lança de tempos a tempos vídeos sobre a importância do fato. Mas a razão continua a ser porquê?
 
Entendeu-se que apenas com um fato se está apresentável. Bem vestido. Mas só? Mad Men veio ajudar, dizendo que um simples fato cinzento pode ser cool. Claro, se formos Don Draper com o cabelo impecavelmente penteado.
 
Mas porquê?
 
Porque uma farda é uma farda. Todos somos iguais. Mas com os fatos também. Errado. Há fatos e fatos. Este é a premissa inicial.
 
Um bancário quer ser importante. Ser poderoso. Um advogado também. Ninguém confia o seu dinheiro a um tipo dentro de um fato de flanela no verão dois números acima. Ninguém quer ser representado por um advogado com um fato de linho uber justo.
 
Um fato são umas calças e um blazer. Um Power Suit são umas calças e um Blazer com personalidade. Cheio de pequeninos detalhes. 
 
As séries são isso mesmo. Montras para este pensamento intrinseco e enraizado. Na série Suits (apropriado), Jessica, Rachel e Donna todas bem vestida. Mulheres com uma imagem forte. De certo poder. Nenhuma mostra pele a mais. Mas a roupa está lá para exproplar aquela consciência de superioridade (poderíamos falar de que Rachel usa normalmente tons mais claros e neutros porque afinal, numa sociedade de advogados, é apenas a Paralegal). E eles? Têm de estar à altura. Têm de ser os fatos para o figurino. Têm de ser e parecer uma imagem forte. Harvey o tubarão maior - será King Bee se a expressão existisse - clássico. Adequado. Os tamanhos certos. Mike o aprendiz de nós das gravatas mais curto. Mas ambos sóbrios. E Lit? Harvey wannabe, mas copiado na exacta medida. Conhece o tamanho dos seus fatos, porque se conhece a si mesmo. 
 
Power suits. Sempre me fascinou a expressão. Julgamos os outros nos primeiros 2 segundos. É um facto. Uns tentam contrariar, outros apenas reconhecem esta realidade.  

Sem comentários: