quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Para A Grécia Com Amor

Há um ano recebi um mail: qual o teu destino de férias preferido? Percebi que tinha rasteira. Do outro lado estavam à espera que dissesse Nova Iorque. E eu próprio pensei nessa possibilidade. Mas por um mero segundo. Escolhi a Grécia. Escolhi as Ilhas Gregas.
 
Quando respondi ficaram surpreendidos. Mas consegui justificar. Nova Iorque seria onde escolheria viver. Férias, seria a Grécia. Sem qualquer dúvida. E é muito fácil justificar. É lá ir e perceber. Principalmente ir às ilhas. Onde Mykonos e Santorini são, à cabeça, as minhas preferidas.
 
Ambas são bastante pequenas. Em ambas o cenário é quase de que o mundo ficou num outro lugar qualquer. As águas são quentes. Sol e mar juntam-se e fazem barreira com o resto. As casas são todas pequenas e brancas. E isso mostram-nos as fotografias. A comida, bem a comida. Nada é demasiado elaborado. Tudo sabe bem. Tudo satisfaz a cada refeição. Aluguei um meio de transporte em cada ilha. E percorri aquilo tudo. As praias atrás de um monte. A praia onde toda a gente vai - o que é redutor porque as ilhas são pequenas. Umas torres bizantinas estendem-se acima de algumas casas. Aquilo tem história. Aquelas pequenas ilhas têm um passado que não é fácil de ignorar. E como tudo que tem mais impacto, é quando esse passado é passado suave, suave...
 
As ilhas Gregas podem ser o fim do mundo. Porque é onde está toda a gente do mundo. Perdi conta às nacionalidades. Aos sotaques. E perdi conta à ausência de regras convencionais. O bancário que se passeia de alpercatas e tronco nu com um relógio prateado no pulso. Elas andam pela praia com um lenço na cabeça e a parte de baixo do bikini com bronzes saudáveis. Cá são executivas. São curadoras. Calções curtos, pare eles e para elas, estão em todo o lado. E as vespas cruzam as estradas que ligam praias a praias.
 
Conheci o taxista mais simpático de sempre. Kosta, é o maior.
Conheci os gays mais fixes de sempre, Jean e Pierre.
Conheci a miúda que acordava toda a gente quando tinha aventuras nocturnas.
Conheci a dona do Hotel que largou tudo para viver ali.
Conheci a praia mais bonita de sempre.
Conheci um escritor radicado em Santorini
Conheci um puto que queria ser jogador de futebol.
 
Não sei porque nunca escrevi uma história com esta gente. 
 

Sem comentários: