terça-feira, 17 de setembro de 2013

Viver E Escrever Em Brooklyn

Foi em miúdo que vi o filme Viver e Morrer em Los Angeles. Willem Defoe aparecia. Bem antes dos tempos de Duende Verde de Homem Aranha. Bem antes de aparecer nos filmes de Lars Von Trier.
 
E hoje voltei a lembrar-me do título do filme.
 
A Brooklyn Mag enumera um conjunto de livros em que o pano de fundo é Brooklyn. Outrora cidade, agora "bairro". Mas sempre muito longe do pano de glamour que estava na outra margem de Brooklyn Bridge. Brooklyn tinha de ser o lugar ideal de Selby. Tinha de ser onde Henry Miller iria aterrar depois de deixar Paris.
 
Estava sentado numa mesa de café há uns meses. Um café com nome de inspiração francesa. É um café pequeno com luzes avermelhadas e alaranjadas e onde se ouve música jazz. Há poucas mesas e poucos lugares sentados. Discutia com alguns amigos a importância do lugar. Há quem não faça referência se não for importante. Há quem subtilmente indique onde se passa a acção. Há quem despreze o lugar. E depois existo eu.
 
Talvez quem leia pense que o café é em Lisboa. Escondido no Bairro. Ou numa qualquer outra colina da cidade de Lisboa. Mas não.
 
É numa cidade portuária, como um dia foi Brooklyn. Fica escondido num bairro perto do rio. Onde pescadores têm casas pequenas. Onde se arranja o peixe durante o dia ainda na rua. Onde as ruas são pequenas e dificilmente passam dois homens lado a lado. Não muito perto prostitutas atacam a noite e escondem-se da madrugada. Mas o jazz que sai do café continua a ouvir-se.
 
Talvez não seja sempre muito importante dizer onde é. Mas pode-se sempre tentar adivinhar.
 

3 comentários:

o mesmo de sempre. disse...

saudações meu amigo. tenho andado um pouco afastado destas lides, temos de combinar um café ou um jantar. ou ambos!
abraço para os dois! :)

E disse...

é verdade. Vou este fds atravessar o rio. No outro estou pela capital. What about then?

o mesmo de sempre. disse...

andamos trocados, vou tirar umas fotos a praça do giraldo e beber um tinto alentejano. no proximo f.d.s regresso á vila do castelo para festividades de amigos..durante a proxima semana, terça, quarta, ou sexta..que vos parece?..tenho de fazer um requerimento e colocar em discussão na assembleia geral lá de casa:P