quarta-feira, 20 de março de 2013

Viagens na minha terra



Não fui de Lisboa a Santarém. Fui de Lisboa a Aveiro. Abandonei a Rua Garrett e às oito da manhã entrei para o comboio em Santa Apolónia. Levava na mochila um livro, o iPad e a máquina fotográfica. Levava também um caderno e uma caneta e um guarda-chuva pequenino. Levava umas botas calçadas em vez dos ténis. Sentei-me no meu lugar e esperei que o comboio começasse a andar. 

Já andei várias vezes no Alfa com destino ao Porto. Desta vez saio antes. Na minha carruagem várias pessoas. Alguns conhecidos da televisão. Mulheres executivas. Homens de negócios. Oferecem-me um café ainda antes de Santarém. Tenho direito a um jornal ou revista. Quero o Público, se faz favor. Acabei de ler antes de Coimbra. Tirei o iPad da mochila para ouvir The XX e tentar ver um episódio de uma série. Não me consegui concentrar. Tirei o livro e tentei ler. Não me consegui concentrar. Fui a olhar pela janela. Portugal é diferente dentro de uma carruagem de comboio. É menos cosmopolita. É o portugal de Almeida alguns anos depois, mas a mesma paisagem. Em Coimbra não sai ninguém. Falta uma estação. 

Em Aveiro sou o único a sair da minha carruagem. Está frio. Muito frio. Chovisca um bocado. Reparo em muitas bicicletas. Algumas muito bonitas. Passa por mim uma velhinha com uma pasteleira antiga. Eu caminho debaixo do guarda-chuva. Invejo quem passa por mim a pedalar. Entro num café. Ligo ao meu pai e desejo-lhe um feliz dia do pai. Onde estás? Pergunta-me ele. Em Aveiro, respondo. Despedimo-nos passados um bocado. 

Volto para a rua e para debaixo do guarda-chuva. Lembro-me que tenho de comprar ovos moles. Começa a chover torrencialmente quando estava ao pé dos canais. Entro no primeiro sitio onde me posso abrigar. tem internet wi-fi. Peço mais um café e sento-me à mesa com o iPad à frente. Tiro a máquina fotográfica porque quero tirar uma fotografia aos canais. Merda, não tem bateria. Quando já não chove volto à rua. Continua a estar frio. Continua a passar pessoas de bicicletas. Gosto de Aveiro e só cá estou à uma hora.

8 comentários:

Silvia disse...

Primeiro: novato, a bateria carrega-se sempre no dia anterior.
Segundo: em aveiro nunca está frio. Claramente nunca viveste 5 anos numa cidade na encosta da serra em que só nevava aos fim de semanas e nunca em dia de entrega de projecto ou frequências.
Terceiro: falar em séries: HOUSE OF CARDS! Não me lembro que ande aí anything as good at the moment.
Quarto: TODOS OS OVOS MOLES! (tenho uma amiga de aveiro, levou-me ovos moles uma vez, quando lhe trouxe uma prenda de Paris. uma vez.)
Quinto: 1 hora é mais do que suficiente para conhecer aveiro. Mesmo que quisesses passar lá mais tempo não tinhas onde! :D

Dias Cães disse...

Saio sempre em Santarém.
Talvez um dia nos cruzemos :)

Anónimo disse...

Aveiro NÃO é frio! Definitivamente, e estive cá na terça. Nope. Tem é vento. Às vezes. E é meio horrível. Às vezes.

E disse...

Primeiro: a bateria pregou-me uma partida. Segundo: estava frio sim, muito frio. Terceiro: vejo walking dead enquanto espero por Mad Men. Quarto: tinha de trazer os ovos moles.

E disse...

Talvez, quem sabe. O mundo é muito pequenino

E disse...

Estava frio sim, muito frio.definitivamente e de certeza

Silvia disse...

Eu não consigo ver walking dead, because I'm 5, and then I don't sleep at night... -.- It's pathetic.
House of cards, a sério. vale mesmo muito a pena.

Silvia disse...

Foste de t-shirt? :p Isso não conta. Aliás, segundo o meu pai, só me posso queixar do frio de tiver no mínimo 4 camadas de roupa, sendo uma delas grossa e outra um bom casaco de inverno. Basicamente nunca posso dizer que tenho frio.