segunda-feira, 13 de maio de 2013

A primeira frase

Vivo obcecado com a primeira frase. Há quem compre livros abrindo-os no meio para ler algumas frases. Ou até mesmo parágrafos. Eu não. É a primeira frase. Nos ténis é igual, mas para mim, ali, são as solas. Não compro ténis que não goste da sola.
Frases e solas. Livros e ténis. Podem não ser nada iguais. Mas são para mim. Ambos me fazem andar.
Na primeira frase é todo um detalhe que se vai embora ao longo do livro. Em contos e novelas não. Mas num romance o poder de uma primeira frase vai-se esbatendo. Mais uma vez, como a sola dos ténis. Com o tempo, vão-se moldando aos pés. Às suas deficiências.
Os detalhes são sempre o principal. Como eu gosto de detalhes. Como gosto de frases de abertura. Como eu gosto de ténis.  




2 comentários:

Ana A. disse...

Isso também é válido com pessoas e a primeira frase que elas dizem?

E disse...

Para mim não. Mas admito que sim para muitas pessoas.