sexta-feira, 24 de maio de 2013

Falta-nos um Truman Capote



Talvez porque nos falta outras coisas. Porque, se uma jovem rapariga da alta sociedade de Lisboa conhecesse um pobre jovem sem talento ou sorte. E se o encontro tivesse lugar no parque de estacionamento do Centro Comercial Amoreiras quando ia para o carro depois do ginásio? Era apenas, e só, mais uma história. Mas se essa história fosse escrita? Cheia de noites quentes, madrugadas no Urban Beach ou no Tamariz? E idas à casa dele na Madragoa era uma obra menor. Cheia de lugares comuns e romances cheios de marcas mais que beijos. Cheia de páginas de letras e cheia de brilhantina mais que glamour.

Talvez porque nos falta essa alta sociedade mistificada. Onde a mobília nórdica enfeita a casa e não é do IKEA. Talvez porque os jovens sem talento ou sorte são vistos como coitadinhos. Mas esta foi a premissa de “Summer Crossing”. O livro “existe/não existe” de Truman Capote. Editado em 2005 conta aquela história. Mas no local onde ela poderia de facto acontecer. Ou onde acontece nos sonhos de muita gente e continua a fazer de Manhattan a ilha mágica. Uma jovem socialite conhece um jovem judeu num parque de estacionamento.

E agora, parece que vai para onde vão as obras americanas das golden ages. Scarlett Johansson vai realizar e todos vão ver aquilo que esteve perdido. No meio disto tudo, acho que a ligação entre Scarlett e Truman faz algum sentido. Ela é, à sua maneira, uma socielite. Nova Iorquina já era desde nascença. E se ele a tivesse conhecido, não me surpreendia que a tornasse sua musa. Afinal, eles movem-se nos mesmo círculos. Ainda que separados por anos.

6 comentários:

Vic disse...

Por alguma razão, o Woody Allen a tornou ele, sua musa. Vamos ver o que sai, sabendo-se que, geralmente aquilo em que Scarlett toca se torna em ouro.
Mas por cá, também há escritores talentosos. Não são é iguais ao Capote. E o país é terra de lugares comuns, pelo que não é fácil fugir-lhes.

CAP CRÉUS disse...

É pá, adoro a Scarlett.
Antes era a Elisabeth Shue, mas teve de passar para 2º lugar.
Em "Uma canção de Amor", está linda :-)

Pulha Garcia disse...

Os encontros de amor podem vir servidos nas mais variadas circunstâncias. A casualidade e a improbabilidade só aproximam...

PS Falta-nos um Truman Capote, sim. Mas também alguém para as laterais.

E disse...

Nem tudo, Vic. O álbum foi um completo tiro ao lado, na minha opinião. Mas estou curioso. Tenho pena se ela nao fizer o papel principal.

Claro que cá há escritores talentosos, mas nao estou a ver nenhum que tivesse a capacidade de com esta história nao tornar um livro em Light.

E disse...

A Shue, acreditas, nao me diz nada

E disse...

O contrato volta e o Danilo desce para a capital ;)