sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Ler um mau livro por vezes não é má ideia!



Corria os meus quilómetros diários ao som da Prova Oral. Inspira, expira, uma passada. O entrevistado era o Rogério Casanova. Entrevistado como quem diz, porque aquilo desata numa conversa pegada de todas as vezes. Ele, Rogério, tem um livro com um gatinho na capa. Parece o meu Instagram recheado de fotos do The Black cat. E Dela. Sempre Ela.

A determinada uma senhora liga para lá. Por altura em que subia a Avenida da Liberdade e via mulheres bonitas a saírem da Burberrys cheias de sacos a entrarem num BMW à porta. A senhora defende que os críticos - de qualquer natureza - deviam apenas falar do que gostavam. O que era mau passava à história.  Não passava no teste das memórias escritas. Casanova diz que até concorda. E eu também. Que me interessa aqueles ténis fatelos que fazem as delícias de sneckerheads porque apareceram simplesmente na Hypebeast? Pois, mas diz o Casanova, que tem prazer em escrever sobre o que não resulta como sobre o que resulta. Um exercício de catarse. Talvez, penso. Nesta altura já estava no Marquês. Não há miúdas giras na rua. Apenas alguns homens com fatos dois números acima. Bancários penso. Conheço-os bem. 

A frase do título é dita quase para o fim do programa. E a mim faz-me sentido. Talvez porque já vesti e comprei t-shirts feias que na altura me pareceram fixes. Até chegar aos New Balance e ao Free Run calcei muita bodega. E antes de ler Maughan li muita porcaria. Quase tanta como a que escrevi. Mas sei que escrevi muito mais porcaria do que a que li. Ao menos sou bom a escolher. 

Passei o Saldanha. As consultoras e consultores que fazem serão fumam cigarros debaixo das arcadas. Para cada criativo, designer, artista, tem de haver um executivo. É a leia da vida. Uns estão de um lado e outros noutro. E uns, como eu correm por Lisboa, tiram fotos a gatinhos e têm um blog. Há lugar para todos. Até para maus livros.  

6 comentários:

MAC disse...

E os guilt pleasures da literatura (?) rasca?? A silly season faz-nos disso!

E disse...

Sim, por vezes um livro mais de leitura fácil e rápida sabe bem. Afinal, todos vamos uma vez por ano ao Mac, certo? É a mesma lógica.

Carol disse...

Ui comecei a ler um livro há uma semana ou dez dias.. mas confesso que me está a custar continuar. Vamos lá ver se aprendo alguma coisa, apenas por o ler até ao fim :) (aprende-se sempre qualquer coisa!)

E disse...

Qual é o livro?

Mas sim, é verdade, aprende-se sempre qualquer coisa, nem que seja os nossos próprios limites ;)

Vic disse...

1 - Também ouço o Prova Oral - religiosamente - embota sempre em podcast
2 - Nem todos os bancários usam fatos 2 números acima. Há-os que usam fatos ou conjuntos de casaco e calça de bom corte, ou mesmo made to measure. E sapatos de excelente qualidade.
3 - Tens que me dar o endereço do teu Instagram. O Instagram é o meu entretém favorito, e pelas fotos que publiquei no blog, deves ter uma ideia porquê.

E disse...

1- já ouvi relosiosamente. Mas sempre por podcast também.
2- é verdade, nem todos. Mas a grande maioria ainda. Falo por experi~encia.
3- é pessoal, o blog não tem. pela Sue chegas lá facilmente.