terça-feira, 9 de julho de 2013

Naquele final de tarde



Cheguei à Guerra Junqueiro antes de qualquer um deles. Sentei-me numa esplanada e pedi uma Friz Limão. A Avenida está um bocado diferente de quando vínhamos beber café e ver as miúdas a passar. O charme que tinha perdeu-se com o desfiar do tempo. Está como um reino que perdeu a elegância e agarra-se a costumes antigos. Eles chegaram amiúde. Sabes que perdeste a corrida quando um dos teus amigos chega em pleno verão com um blazer de bom corte de algodão e uma Mulberry onde tem as suas pastas. Tu trouxeste o livro que está em cima da mesa e os ténis que tens nos pés. Ainda estás a ler isso? pergunta-me. Sim, respondo. Isso é Catcher in The Rye. Isso é a tua faculdade. Encolho os ombros. As miúdas vão ainda passando. Com a pele dourada destes dias quentes. Os cabelos cumpridos com as madeixas da moda que dão colorido. Pergunto-lhes como foi Capri. Onde andaram de esplanada em esplanada de calções e alpercatas a beber refrescos. Tomaram banho em águas quentes. Como foi Itália?, pergunta-me de volta. Como se Capri não fosse em Itália. fosse longe, algures na Califórnia. Foi como Maughan escreveu, dizem-me. E tenho alguma inveja. Como tenho que o dia deles foi passado à beira de uma piscina com um portátil por perto onde trabalharam. Como se Lisboa para eles fosse Los Angeles onde existe descontração e não existe a regra do suit & tie.

Sem comentários: