quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comprar Umas Calças de Ganga É Uma Metáfora

Escrever sobre moda deve ser complicado. E conseguimos perceber quando tentamos escrever sobre o ir comprar umas simples calças de ganga. Comprar umas calças de ganga é uma afirmação do que queremos ser. De como gostávamos que nos vissem. Comprar umas calças de ganga não é uma coisa banal. Desde logo, porque as calças de ganga são a peça de roupa mais democrática de todas. Toda a gente tem umas calças de ganga. Ou teve numa determinada altura. Ou anda à procura de umas calças de ganga.

Comprar umas calças de ganga - ou até uma qualquer outra peça de roupa - não é uma questão menor. Não é fútil. Não é despretensiosismo. Sartre, a determinada altura da vida, não só passou simplesmente a ser um intelectual mais interventivo. Não passou simplesmente a deixar apenas de escrever para estar na rua. Passou a vestir-se de forma diferente. Deixou os fatos e as gravatas e adotpou as camisas. Fernando Pessoa adorava bons fatos. Por isso, comprar umas calças de ganga é algo importante.

Umas calças de ganga podem ser utilizadas no fim-de-semana. Podem ser utilizadas no trabalho. Umas calças de ganga podem ser utilizadas em quase qualquer lugar. Por isso, há que escolher bem. Os modelos são vários. Normais, perna direita. Skinny, ultra justas e a lembrar toureiros - e tudo o que lembre essa barbárie não é bom. Slim, para os tipos cool e em forma. De boca de sino - ainda se fazem?!?. Com toda a espécie de cores. Corte. Lavagens. Cintura normal. Cintura descida. Com rasgões. Com os fundilhos quase nos joelhos. Quando se chega ao fim já se está cansado.

Comprar umas calças de ganga é uma escolha. E isso é o que é a vida. Vou querer um pastel de nata ou uma torta de Azeitão? Acho que vou escolher as calças direitas. Quero um cheesecake ou serradura? Vou optar pelas slim. A diferença é que o doce vai. Num ápice acabou - podemos querer mais. As calças ficam. Como um erro que se agarra à perna. Por isso importa escolher bem.

Há quem seja fiel a uma marca. O meu caso. Há quem seja fiel a um género ou estilo. Também é o meu caso. E esta semana desrespeitei a última regra. Culpo o ser mais maturo. Poderia culpar os editoriais de revistas. Poderia culpar a internet. Poderia culpar o meu próprio corpo. E se culpasse apenas uma coisa, estaria a ser incorrecto. Culpar tudo junto, seria o acertado.


Por isso, escolher como as calças ficam na perna não é só uma questão de tamanho. É uma questão de quanto estamos preparados para escolher. Decidir. Somos uma coisa hoje. Outra amanhã. Mas hoje e amanhã vamos ter de vestir umas calças. As calças de ganga que escolhermos. 

Sem comentários: