terça-feira, 24 de setembro de 2013

Thomas Jefferson Affair - O Direito E A Minha Vida

Não sei se teve na sua vida uma Rene Russo, a provar que nunca se deve substimar uma ruiva. Mas isso é todo um outro filme.
 
A história de Thomas Jefferson ligada ao Direito e à escrita é a que mais me cativa. Thomas Jefferson foi um pessimista. Alguém que acreditava no pior das pessoas. Que via sempre tudo pelo lado mais negro. E atribuia a essa faceta à sua formação em Direito. 
 
Como eu o percebo.
 
Direito forma-nos. Mas também desforma-nos. E obriga-nos a pensar em questões que para outras pessoas são metafísicas: defendias um culpado? Defendias um violador? Foram questões que tive de responder quando assumi que queria tirar Direito. Aquilo forma a nossa personalidade. Define a forma como nos vêem. A forma como vêmos os outros. Mas atinge as coisas de forma diferente. Torna-nos mais liberais ou mais conservadores. E sabemos que iremos lidar com a merda da sociedade. Desdo o primeiro momento que sabemos isso.
 
Thomas Jefferson sabia disso. E a forma como contrabalançava este espectro negativo da sua personalidade era ler poesia. Dessa forma acreditava, ainda que por breves palavras, na bondade e na beleza do Homem. Sabia poemas de cor. Escrevia poemas em folhas. Deles e de outros. Tinha preferidos.
 
Foi no primeiro ano Faculdade que - ao mesmo tempo que aprendia o que era a justiça, o que era o erro justificável, o dolo e a negligência e a equidade -  comecei a escrever mais a sério. Os textos que tinha em cadernos ficaram para trás. Abri o primeiro blog. Tentei poesia (falhei redondamente, procurei ir atrás da poesia em prosa em que Pessoa era fantástico). Escrevi "contecos".  
 
E quantos às questões, se defenderia um culpado? A minha resposta foi sempre, como sabemos se é culpado se não dermos o benefício da dúvida?
 
The main one is, if I didn`t I couldn´t hold my head in town (..)
Atticus Finch in To Kill a Mockingbird
 
 
 
Acabei por não ser advogado no fim do curso, apesar de continuar ligado às leis. Tal Como Thomas Jefferson que defendeu a luta contra a escravatura, mas foi um alegre possuidor de muitos escravos e ter libertado muito poucos. O Mundo está cheio de hipocrisias.
 
 
 
 

2 comentários:

Carol disse...

Podia ter sido escrito pelo meu irmão. Mas ele continua ligado ao direito, às leis. E um verdadeiro conservador.

E disse...

A mim, ainda que continue a considerar-me um conservador, sinto que me tornou muito mais liberal. Por dar um grande valor à liberdade e por não conceber que me a limitem.

E o teu imrão deve ser um homem de coragem. manteve-se ligado ás lei. Eu mantenho-me também. mas longe dos tribunais.