terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Pergunta Que Não É Pergunta


Santiago, estás equivocado. Isso consegues com meditação. Mas leva anos. Não estou nem perto de o conseguir. Isto ajuda-me a ser eu próprio.  E não sei, sequer, se é possível controlar os sonhos.

Porquê?

Os sonhos actuam ao nível do inconsciente. Não achas que era necessário uma mente de tal forma poderosa que nunca descansasse e estivesse sempre a controlar o que se passa. Os sonhos acontecem quando há um relaxamento total. O cérebro não pára, mas estás de tal forma adormecido que não te dás conta. Mas porque perguntas isso?

É a minha vez de não responder logo. Bebo eu agora mais um pouco do sumo. Mas a minha resposta é um encolher de ombros.

Santigo, diz-me ele, o Yoga e o Reiki, não dão respostas a nada. Ainda que eu ache que não queiras saber do Yoga e do Reiki para nada. Mas, só temos respostas, quando conseguimos, pelo menos, formular a pergunta que queremos reponder. Tu consegues?

Esta é outra das características do Nuno. Consegue ler as pessoas. Nunca conheci ninguém melhor. Mas, apesar de as conseguir ler, nunca emite qualquer juízo de valor. Não julga as pessoas. Mas naquele momento, no momento crucial, deixa escapar que nada lhe passou ao lado. Que não o conseguimos enganar. E tudo o que diz é sempre dito com um ar afável. Com um sorriso nos lábios. Não se consegue levar a mal. Sentimo-nos, isso sim, descobertos. 

Sem comentários: