quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

E Se

Tudo o que soubessemos sobre comida estivesse errado?



 
 
 
Quantos produtos parecidos com comida comemos nós durante o dia? Quantos cafés em que colocamos um pacotinho de açúcar bebemos por dia? Quantas bebidas gaseficadas? Quanto de massa comemos nós?
 
O exercício é simples. À noite, depois da ultima refeição, fazemos uma lista de todas as refeições. De um lado os produtos que existem per si. Do outro aqueles que foram criados pelo homem para servir de comida. E desses alimentos quantos é que vêem em latas e embalagens para aguentar meses sem se estragarem? E pensamos, mas como é que comida aguenta tanto tenpo senão pela acção do homem?
 
O exercício é simples. À noite fazemos uma lista de todas as pessoas com quem falámos. Quantas conhecemos de viva voz? Quantas estiveram à nossa frente alguma vez? A quantas pessoas sorrimos? A quantas dissemos que gostamos delas?
 
Alimentamo-nos de não comida. E depois queixamo-nos que nos alimentamos também de não afectos. Somos aquilo que comemos. Lentamentos vamo-nos transformando em algo que um dia foi humano. Comemos algo que se parece com carne e leva massa. Vegetais alterados para saberem bem. Empurra-se com uma coca-cola fresquinha enquanto estamos em frente do computador. Fala-se com pessoas que nunca se esteve frente-a-frente e recebe-se fotografias para se ver como é a outra pessoa do outro lado. Fotografias onde se está no seu melhor. A luz ajuda. O photoshop faz milagres.
 
E se tudo o que soubesses estivesse errado?
 
O ano começa agora. Que melhor altura para mudar? 

12 comentários:

CatParkinson disse...

Welcome back! Feliz ano novo e obrigada pelo vídeo!

E disse...

Thanks ;) Estava difícil.

MissLilly disse...

excelente documentario :) E sim as aparencias iludem (tal como as palavras, diet what?) e e tao mais facil ir para o que nao da trabalho em vez de tentar comer bem, cozinhar boa comida e fazer exercicio. Nao ha milagres! e nao adianta de nada as resolucoes, no papel nao mudam nada
Bom ano

E disse...

Tens de ver na totalidade. Ainda que apenas nos faça pensar, mostra-nos que não deve haver dogmas em nada. Principalmente sobre aquilo que metemos no nosso corpo.

carol disse...

Muito interessante!

PS: Já abriu mais uma box em Lisboa. Desta vez em Alvalade, talvez já soubesses.

carol disse...

Muito interessante!

PS: Já abriu mais uma box em Lisboa. Desta vez em Alvalade, talvez já soubesses.

E disse...

Bom ano Carol.

Muito interessant.

Não, não sabia. Tenho de ir ver se encontro. Sabes o nome?

carol disse...

Crossfit Alvalade, tem facebook. E é mesmo no estádio do SCP. Entra-se pela entrada multidesportivos.

E disse...

Já lá fui experimentar :)

Carol disse...

:) que tal? Gostaste??

E disse...

Finalmente tenho uma box ;)
E as palmas das mãos queixam-se.

Carol disse...

Espectacular! Bons treinos, quem sabe um dias destes, ao visitar Lx, não nos cruzamos sem saber.