quarta-feira, 5 de março de 2014

As Regras De Usar Ténis

A primeira é ter de gostar deles. Gostar a sério. A segunda é uma subliminar. Uns bons ténis, giros, cool, podem ser completamente lixados. Não pelo uso. Não pelo desgaste. Não pela não conservação. Mas por serem utilizados com umas calças, ou jeans, completamente desajustadas. Algo que aprendi com o tempo. No tempo que em que tudo que me importava eram os meus Air Jordan ou Reebok Pump. Hoje, não tenho nenhum desses modelos. Mas esta pequena regra continua a fazer-me sentido. Não quer dizer que a siga sempre.

Hoje, a Time Out, faz chamada de capa sobre os ténis. Nunca se viu tantas miúdas a calçar ténis. Misturam-nos com tudo. Os running shoes - principalmente Free Run da Nike ou os famosos New Balance continuam os eleitos - passeiam-se do Chiado ao Colombo onde enfeitam jeans justas. Calças mais clássicas. Leguings. Saias. Shorts. E são sempre coloridos.

E eles? Deixam cada vez mais de lado Timberland e Merrel. Também tive. Mas deixei-os de lado. As calças afuniladas que usam enaltecem os ténis. Fazem chamadas de atenção para os pés. Aos Também Free Run e New Balance juntam-se os Vans. Pegasus e Flyknit da Nike fazem aparições. As novas edições da Adidas ganham algum espaço.

Mas existe mais. Existem muitos mais.

2 comentários:

Ivanova Araújo disse...

Ténis! Quando era mais nova usava e abusava, nunca me vou esquecer dos meus primeiros nike cortez oferecidos pelo avô.
Fui crescendo e os vans, os adidas e companhia ficaram pelo caminho... Eterna apaixonada pelo salto alto, hoje a minha mente está a ser formatada para os ténis outra vez, talvez por uma questão de tendência, não sei mas tudo o que eu quero são um belo par de ténis!
Confesso que lutei contra esta nova vontade, não era eu e recusei-me a comprar, mantendo apenas os meus velhos all star pretos que são como um par de sabrinas pretas, clássicos e intemporais. Lutei em vão porque já cá cantam uns vans edição limitada e agora vou comprar os míticos new balance.
Enfim, isto de ver miúdas a combinarem ténis com tudo deu-me volta cabeça.

E disse...

Não é que não ache piada a juntarem ténis com tudo. Acho piada, em muitos casos. Mas sinto que a moda por vezes invade "tribos" roubando a identidade. Para depois se dizer que se está na moda.

Quando entrei para a faculdade, na viragem do milénio, era o único de ténis ao lados de 1500 sapatos de vela. O único!
No ano seguinte todos andavam com running shoes. e eu mantinha os meus ténis.

A moda é, de facto, cíclica. Mas, deixem os ténis de lado :P