domingo, 9 de março de 2014

Domingo, Último Dia da Moda Lisboa

Há dois anos tive a oportunidade de ir à Moda Lisboa. Optei por não ir. Houve outras oportunidades, mas a desse ano agora é que conta. Porque escrevi sobre isso. Sobre o não ir nesse ano. Houve um comentário que disse que estava a gozar com as pessoas que queria ter ido e não poderam. Não era esse o caso, eu gozar com quem quer que seja. E este ano voltei a ter a oportunidade de ir. E, mais uma vez, optei por não ir. E a razão é, ou melhor, são os ténis!

Há uns meses o site Mr Porter começou a ter disponível ténis de designer. Os fashion Kicks. Ténis com uma aparência street. Inspirados nos runnings shoes como os Nike, Asics ou New Balance. A minha opinião sobre designer kicks é que falham todos redondamente. Tirando os Margiela e os Commons Projects todos os outros parecem-se demasiado aborrecidos e demasiado esforçados. Porque os ténis pertencerão sempre a um universo que não aquele. As combinações são bem vindas. O choque dos dois mundos é muito apetecidos, mas as invasões de um noutro causam sempre algum espanto e decepção. Claro, existem excepçõe. Mas a regra é esta. E o exemplo mais perfeito do choque dos dois mundos mas numa lógica de unidos venceremos mas vamos manter a individualidade: a botique Colette em Paris. Possivelmente a minha loja preferida de sempre.

Esta é a análise de quem usa fato durante a semana. Logo sapatos. E apenas ténis num máximo de 60 dias do ano. E os exemplares de ténis são muitos menos do que aqueles que desejo. Ambiciono. E gostava.

E o que tem isto a ver com a Moda Lisboa?

Tenho um amigo que é sneackerhead. Hardcore Sneackerhead. Tirou o mesmo curso que eu. E, como eu tem de andar de fato e sapatos durante a semana. Mas, sempre que está no escritório descalça os sapatos e calça uns ténis. Há quem sem ter reuniões tira a gravata ele tira os sapatos e calça os ténis. Todos os dias na sua pasta leva uns tenis. Que combinem com a gravata. que combinem com o resto do fato. A imagem parece disparatada. Mas, com ele, aquilo resulta. E há uma semana atrás disse-lhe que tinha convites para a Moda Lisboa. E ele reagiu de forma imediata. Ele não iria este ano. nem no próximo. Mesmo que a namorada - lindissima, modelo - lhe pedisse muito. Porquê?, perguntei eu. Porquê? Perguntas tu, diz-me ele. Running shoes, é a razão. E eu olho para os nossos pés. Eu com uns New Balance cor de vinho e ele com uns Asics edição limitada. Ele vê-me a olhar para os pés e diz que é por isso mesmo. Que estando na moda, sente que não há um verdadeiro amor aos ténis. Que os ténis são para uns o que sapatos de sola vermelha são para outras. Os mundos não se deviam tocar.

Na sexta-feira quando cheguei a casa olhei para o convite. Ela olhou para mim e perguntou quando queria ir. Ia responder quando a compainha tocou. Quando perguntei quem era pelo intercomunicador era o meu amigo. Ufa, ainda te apanhei em casa. Abre. Entrou em minha casa. Cumprimenta-a com um beijo. A namorada modelo entra a seguir. vamos, diz-me ele. Eu ri-me e disse que afinal tinha modado de ideias. Ele riu-se de volta. Não, vamos jantar e vamos sair.

Sem comentários: