domingo, 17 de março de 2013

Os blogs, as leitoras, a tradição

Camilo, Herculano e Garrett publicaram muita da sua ficção em folhetim nas revistas literárias. Hoje essa tradição quase não existe. Porque quase não existe revistas literárias de circulação aceitável. A Ler não tem contos. Existem, em alguns jornais e revistas de jornais, crónicas "aficcionadas", mas na génese são crónicas.

Os blogs são o local da ficção actual. Personagens e personas a partir da pessoa que martela as teclas. E hoje, como dantes, o leitor é a leitora. Camilo, Herculano e Garrett sabiam disso. Varias vezes escreveram: "as minhas leitoras".

(Fun fact, a maioria dos consumidores de ficção são mulheres. A mulher lê em media dois livros a mais que o homem)

Aqui não existe um romance. Historietas, por vezes. Partes de algum conto. Ou será, talvez mais apropriado - conhecida a definição recentemente -, um "fragmentário".

O que é um conto? Uma história curta que se lê bem e rápido. Poucas personagens, um espaço/tempo curto. Figura menor da produção literária? Um romance envolve tempo, dedicação, e a pessoa que o começou pode ser diferente da pessoa que o pode acabar.

Californication season 6: Becca apresenta o seu primeiro romance para notas a Hank. Naquela idade apresenta já um romance terminado. Bom, mau, não interessa. Esta terminado. Representa um importante passo.

O conto é o EP. O romance o CD. As editores, de um lado ou doutro, escolhem em quem apostam. Um romance, um CD, representa que alguém exterior esta disposto a apostar dinheiro no que se faz. Mas os contos são bons. Por vezes são publicados. Os EP's por vezes são geniais. Por vezes são editados.

(Fun fact, em Portugal somente Miguel S. Tavares, Margarida R. Ponto, António L. Antunes e - agora - Pilar (e a fundação Saramago) podem viver - bem - do número de livros que vendem. Uma geração mais nova vive bem do que escreve. Em crónicas, em jornais, em revistas, em Livros. E a produção tem de ser missiva. E muitas vezes tem um outro trabalho paralelo)









Sem comentários: