terça-feira, 19 de março de 2013

Um dia ele quis ser astronauta, mas acabou por ser meu pai





Não sei qual é a memória mais antiga que tenho do meu pai. Elas misturam-se de tal forma que não sei o que é real ou imaginado. Acho que me consigo lembrar quando me levava no colo para o infantário. Consigo lembrar-me dele a ensinar-me a andar de bicicleta no jardim ao pé de casa. Lembro-me de o levar ao aeroporto. Lembro-me de aprender com ele a gostar de The Doors.


Posso dizer que o meu pai é o meu herói. Mas é mentira. O meu pai é o meu pai. Um herói não estaria a altura dele. É apenas um homem que tentou fazer o melhor que soube para me educar. E depois voltou a tentar e fazer ainda melhor com o meu irmão. O meu pai é, acima de tudo um homem bom. E isso é tudo o que eu preciso. Porque foi com ele que aprendi que havia bondade. Foi por ele que acreditei que era possível mudar o mundo.


Pai, estávamos enganados. Mas tu continuaste um bom homem. Como o consegues? Continuas a ter o abraço quente e forte. Continuas a ser mais do que julgas que és. Continuas a ser tudo o que eu um dia quis ser. Nunca vou ser melhor que tu. Nem quero tentar. Porque sei que vou falhar assim que tentar.


Neste dia, Liguei-lhe. Depois mandei-lhe uma sms a dizer que tinha um e-mail. Uma pequena história inspirada nele e na minha mãe. Aqui.

7 comentários:

Sue disse...

Nem sei qual o melhor, se este se o que enviaste ao teu pai :)

E disse...

Claramente o que lhe enviei. Porque tem lá a minha mãe. Mas sabes qual será mesmo melhor? Quando velho bater as teclas de uma máquina de escrever que iremos comprar. Vamos encontrá-la numa das nossas viagens. E vais dizer, é aquela. E vai ser. E quando bater as teclas vou escrever a melhor história de todas. Já sabes para onde isto vai, não sabes? Não preciso dizer e terminar com um cliché terrível - e eu gosto de clichés.

Sue disse...

I dare you ;)

Pode ser que seja já em Itália :)

Andy G. disse...

E ser teu pai se calhar já foi uma grande viagem... quase até à lua :)

E disse...

Talvez, pelas dores de cabeça que lhe dei ;)

tecas disse...

Muito bom este e o outro...
obrigada pela partilha

E disse...

Obrigado :)

Sempre às ordens.