quarta-feira, 10 de abril de 2013

Breve história sobre uma manhã e pares de ténis





Despacho-me e vou para o trabalho. Percorro as ruas de sempre. Não me apetece ir no metro. Não me apetece ir de bicicleta. Vou a pé. As ruas já têm algumas pessoas. E carros. E pessoas dentro de carros. Mas tudo me parece estranho. Alguém atravessa a estrada à corrida e aquilo mexe comigo. Porque colocou o seu sopro de vida na esperança de as suas pernas serem ágeis. Tudo me parece demasiado frágil. E parece que ninguém se dá conta.

Hoje contei 386 pessoas de casa ao trabalho. São 386 vidas. Quase todas diferentes das minhas. Mas naquela hora todas tiveram um ponto comum com a minha. Naquela hora cruzámo-nos. Fomos personagens da vida uns dos outros. Mas eu não sei quem são. Elas não sabem quem eu sou. Faz-me lembrar uma história. Faz-me lembrar a minha história. Cruzei-me com ela muitas vezes. Nos mesmos corredores da escola. E a escola tinha mais que 386 pessoas. E ela era mais uma personagem. Agora não. 

Eram 386 pessoas que já amaram e foram amadas. Iam todas calçadas. Só contei as que encontrei e estavam a pé. A maior parte daquelas pessoas estava de ténis. O que quer isso dizer? Em Paris lembro-me que a maioria das raparigas com que me cruzei estava de sabrinas. Não era de saltos altos. Mas em portugal há uma unissixação do calçado. Eles e elas de ténis. 

Quando cheguei ao trabalho dei-me conta que contei 386 pessoas. Mas não recordei um único rosto. E dei-me conta que vim o caminho a ouvir o podcast da Colette. E dei-me conta que chovia. E que não conseguia perceber bem porque vim a pé e não de metro. Vim o caminho de guarda-chuva aberto quando podia vir no metro. 

2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Também não tenho vindo de bina, e a pá não dá jeito, mas antes a pé do que de metro. :-)
Precisamos de luz!

E disse...

Metro só quando não vou de bicicleta e quando me atraso. o que infelizmente acontece mais do que seria suposto. Porque não me importo de andar a pé. A segunda melhor forma de me deslocar a seguir à bicicleta.

Acho que para a semana já temos luz e sol.