sexta-feira, 5 de abril de 2013

O calor do Brasil



Há uns tempos comecei a ler livros de autores brasileiros. Comecei no Verão passado. Acho que foi a melhor altura. Na altura ouvia também Chico Buarque. O que combinava estupendamente. Li um pouco de tudo. Crónicas de costumes. Até aqueles com aquela safadeza típica. E desde essa altura que o Rio me tem conquistado como um lugar a ir. Aquele sol e as temperaturas boémias. Cachaça e praia. Ondas para apanhar durante o dia. Tempo quente e húmido que faz as roupas colarem-se ao corpo. Onde histórias cheias de desejo e sobre o que importa nascem em todas as ruas. Pretos e brancos a dançarem noite fora. A beberem juntos.

Não sei quando irei ao Rio. Mas nada disso me impede de o imaginar. Acho que o Rio actual é Paris do Século passado. Para onde intelectuais fogem para o sol. Se Servidão Humana de Maughan tinha de ter como cenário Paris. Penso nestes dias qual a história que poderia ter o Rio como cenário. 

O Rio cresce a cada ano. Como a economia Brasileira. O Rio Fashion Week é quente, sensual e colorido. Mais sem o destaque que merece. Mas tem os melhores corpos. Bem sei que não é isso o importante. Mas para mim o que importa é poder beber uma aguardente num botequim com o Vinicious. Noite escura com o vento do mar. Discutir a beleza. Até que ele me mostrou num improviso dedilhado. Eu risco dois parágrafos. Até que o sol nasce para mais um dia.

6 comentários:

Gija disse...

Aconselho muito, fui já duas vezes a última das quais na passagem de Ano e inicio de Janeiro, onde passei um calor infernal e vi e vivi o que referes no post. Curiosamente a escadaria da foto era um dos locais que mais desejava visitar, estive lá tirei montes de fotos inclusive com o artista o chileno Selarón e passados 2 dias fui surpreendida com a noticia da sua morte, apareceu carbonizado na sua celebre obra. Enfim desde o dia que regressei a Portugal que sonho e planeio voltar lá, o Rio não se explica, o Rio vive-se!!!

E disse...

É que para mim, o Rio, é, de facto, uma coisa mesmo recente. Nunca tive qualquer vontade em ir. Até há coisa de um ano.

Já viste o poder que os livros têm? Não foram os filmes ou videos, foi mesmo os livros.

S* disse...

Nunca foi país que me despertasse interesse, mas este novo Brasil, pujante e cheio de ideias criativas, começa a interessar-me.

E disse...

É como eu. Este novo Brasil atrai-me

Gija disse...

De facto os livros têm um poder imenso, eu acho isso!!!

E disse...

Somos dois