segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sábado disseram-me, é só um jogo de futebol

Como se isso não fosse por demais evidente. Claro que é só um jogo de futebol. Um jogo em que a minha equipa perdeu nos últimos minutos. Para lá do tempo regulamentar. Claro que é só um jogo de futebol. Não vai mudar a minha vida. Mas depois existe um grande mas. Um mas em que não sei porque gosto daquela equipa. Daquele clube. Porque grito golo. Porque fico triste com as derrotas. Porque vibro com os títulos que tive a oportunidade de ver. E no sábado fiquei triste. E sou pragmático. Para aquele jogo em concreto, a outra equipa marcou dois golos. Dois golos limpos. Nós só marcámos um. Todos os golos têm sempre uma forte equação se não houver elementos externos: talento + sorte + demérito. E eles ganharam nesta equação duas vezes. Seria fácil discutir a táctica e a escolha de alguns jogadores. Claro que era fácil. Mas depois, olho para trás, para a época que foi feita, e só chego a uma conclusão: só falta os títulos. Porque bom futebol, boa equipa, bons jogos, tudo isso aconteceu. Eu tento fazer o melhor no meu trabalho. Todos os dias. E por vezes consigo. Noutras, falho. E foi o que aconteceu no sábado. Falhámos. É triste. Ainda que seja só um jogo de futebol. Claro que é só um jogo de futebol. Mas um jogo de futebol onde vibramos e onde nos divertimos e onde no alegramos e onde sorrimos. Não se trata de não ligar as outras coisas. Às coisas verdadeiramente importantes. Não se trata nada disso. Trata-se de um desporto que nos alegra. E se andamos aqui a tentar ser felizes, aquilo faz-nos um bocadinho mais felizes. Mas não no sábado. No sábado eu, como muitos, ficámos tristes. Porque o futebol é também isto. O futebol é também perder. Saber que a qualquer momento podemos perder. Porque do outro lado estão também pessoas, estão também adeptos que querem a vitória. Mas no sábado, ainda que triste, ainda que cabisbaixo, continuei orgulhosamente encarnado. Porque é só um jogo de futebol. Que é como a vida. Uns dias ganhamos. Outros perdemos. E se os títulos são importantes, o que na vida é o sucesso, o percurso é também importante. Vitória moral. É certo. Mas o que fazemos no dia-a-dia torna-nos diferentes. Torna-nos maiores. Ontem, hoje e amanhã, orgulhosamente encarnado!

 

Quarta serei mais uma vez espectador. Seria mais uma vez um, entre muitos, que espera uma vitória. Porque não se pode pedir resultados. Podemos esperar que eles aconteçam. Mas posso pedir orgulho e empenho. Para que no fim, sim, é só um jogo de futebol, mas no final sejamos um bocado mais felizes. Ainda que por momentos.

2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Já não falo mais de Sábado. Foi um rude golpe, acho que ainda ando de lado.
Falo de 4ª feira.
Que se for para perder, que seja nos penalties, que os azuis de Londres, sofram e borrem a cueca. Não quero que saiamos dali vergados e humilhados.
Força Benfica! sempre!

E disse...

Nas vitorias e nas derrotas. Mesmo quando estas ultimas custem :S