terça-feira, 2 de julho de 2013

À procura de Deus



Acho que é isso que faço desde criança. Procuro Deus. Procuro-o em todo o lado. Procurei-o em todo o lado. Procurei-o ao início na minha mãe. Depois no meu pai. Depois no meu irmão. Hoje procuro-o n`Ela e no Gato Preto. Não sei o que é deus. Mas sei que o vou encontrar. E sei que o vou reconhecer. Escrevo com letra Grande e com letra pequena. 

Quando era muito miúdo morava numa casa ao pé de um bosque. Havia atrás da minha casa um pequeno caminho até lá. Ladeado de azedas. Eu sempre tive alergia a azedas. Mas era por ali que eu ia na minha bicicleta. Por altura dos meu anos, em Maio, o pequeno bosque ficava em flor. Eu sentava-me numa árvore que agora só resta raízes podres e olhava para aquilo tudo. E achava que encontrava deus. Falava com ele. Em voz alta. Nunca ninguém me respondeu. Podia dar-se o caso de simplesmente ser eu a falar sozinho em voz alta. Um hábito que perdi com os anos. Ou simplesmente deixei de falar com Deus. 

Mas ele ouve-me. E aborrece-me. Porque me deixa apenas ver a sua sombra por vezes. Quando quis ir para Filosofia aos 18 era para o encontrar nos livros. Mas desisti de ir por aí. Mas ele continuou a trocar-me as voltas. Quando me fez conhece-la eu pensei que o tinha encontrado. Mas também questionei se teria sido o destino. Mas isso do destino para mim é apenas uma palavra. Deus, bem, é também uma palavra. Mas depois tive a sorte de a beijar. E os seus lábios souberam a conhecimento. Como se a busca tivesse algum sentido. Porque só se encontra deus não em nós mas nos outros. Fará isto algum sentido? 

Há muitos anos atrás estava com o meu amigo de infância sentado numa rocha ao pé da praia. E ele perguntou-me se eu acreditava em deus. E eu sabia que ele se referia ao Deus Cristão. Não me lembro muito bem de toda a conversa, mas acho que lhe perguntei porque me fazia essa pergunta. E acho que ele me respondeu que não sabia se acreditava ou não. E ficámos por ali. Quando cheguei a casa a minha mãe deu-me um beijo e um abraço. E foi a mesma sensação que tive anos depois com Ela. Mas só aí soube. Deus está nos outros. Seja lá o deus que for. 

2 comentários:

ana disse...

e está na tua capacidade de veres que ele está nos outros

E disse...

Também, acho.