terça-feira, 2 de julho de 2013

Tudo o que quiseste saber sobre a minha viagem à Califórnia






Vivemos obcecados em tornar a literatura vida
 
 
A frase em cima está no início de um dos livros de Saramago. Talvez não seja exactamente como a escrevi. Sei-a de memória, não palavra por palavra. Mas a ideia é aquela. Não sei também de cor quantas milhas são de Nova Iorque a Califórnia. Mas fui com Don e a viagem fez-se bem. Don, no início desta temporada lembrou-me que fiquei com o livro de Dante a meio. Mas agora estou a ler J.D. Salinger e não me apetece parar. É bom.
 
California é cool. As pessoas estão mais soltas. Parece que lá se partilha. O que em alguns casos é fixe. Eu não a partilho. Ela, ou uma das suas muitas dimensões, é só para mim. Para mim e para o Gato preto. Por vezes dormem encostados um ao outro. Eu vejo-os da ombreira da porta.
 
Atravessei o rio há umas semanas pela ponte que é parecida com a de São Francisco. É como ir para a sunny cali. Afinal vou para a praia. Para aquelas escondidas por detrás da serra. Ou então atravesso ainda mais um rio para uma outra praia. Maior. Que dantes tinha uma bola de nívea. Outros tempos.
 
Quando atravessei o rio na rádio tocava I Like It. O som estava alto. As janelas abertas. Ela perguntou-me como é que eu gosto de Don com todos os seus defeitos. Achei que a comparação que ela fazia é que ele tem mais defeitos que eu. Gosto de achar que sim. Não sei, ele não julga. Mas a verdade é que Don é lixado. É um tipo que ou se gosta e cria empatia ou então é para esquecer. Ela fica a olhar para mim com os cabelos a fugirem-lhe para a cara. Tu tanto gostas do E do Entourage como do Don, de Mad Men, diz-me ela. Mas eu até os acho, em alguns aspectos, parecidos. São as tuas séries preferidas? Sim, são. Respondo como se ela já não soubesse.
 
Curto de Don. Ele anda sempre de fato. Eu, quase, sempre. Mas não na California. Aí vesti calções. Mesmo que Tom Ford diga que não há qualquer desculpa para um homem andar de calções na cidade. Mas eu acho que todas as regras podem ter uma excepção.




Sem comentários: