quinta-feira, 15 de agosto de 2013

50 Sombras De Mau Sexo Escrito

Ela diz que eu e os meu amigos snobes da literatura somos preconceituosos. Há muito insulto nesta frase. Carinhoso no entanto. Tanto quanto pode ser ela continuar e entrar comigo nas American Apparel das cidades onde vamos. É porque eu gosto daquelas tees e Oxford básicas. Então decidi ler. Ler na praia. Acho que é o sítio indicado. Praia e sol e calor. Que rima perfeitamente com desejo e tesão. 

Li uma pagina. Duas páginas. Talvez porque comecei pelo ultimo livro - afinal a história é sobejamente conhecida - a primeira cena de sexo apareceu na quinta pagina. E é má. Incómoda. Sem jeito. E estava a ler a inglês. Traduzido deverá ser ainda pior. Toda a cena transborda a desconforto. Chamou-me directamente para o imaginário dos livros  que se compravam nas papelarias com o Fábio na capa. Se a história é banal, se do que o livro vive é do sexo, é mau. Ele penetrou-a, ela estava desejosa, e eu pousei o livro e não quis ler mais.

Escrever cenas de sexo é difícil. Talvez das mais difíceis. Ou saem lamechices ou algo que quer ser extremamente sensual mas é desconfortável de ler. Os brasileiros escrevem bem. Talvez porque... Bem, não sei porquê mas fazem-no. Em português nunca li nada bom. Talvez tenha tido azar. Mas normalmente saem-me na rifa cenas muito romantizadas em que se arranjam mil nomes para a pila. Ou recorrem-se a analogias gastas e inócuas para que a mente de quem lê floresça. 

As 50 sombras é tudo isto e muito mais. É apenas mau. Ou eu apenas continuo a ser um snobe. 

5 comentários:

Anónimo disse...

«Escrever cenas de sexo é difícil.»

ora lá está. daí nem lhe pegar (às Sombras :b)

Lia disse...

Não é um nobel de literatura, mas na minha opinião são livros que se deixam ler. O primeiro por ser "novidade" li rápido, o segundo li por curiosidade de como seria o desenrolar, o terceiro, li por querer saber como terminava a historia mas já me custou muito mais a ler, porque o sexo era demasiado repetido. E eu não gosto de rotinas.

E disse...

Muito difícil!

Fazes bem, na
Minha modesta opinião não vale nada

E disse...

Hei, gostos não se discutem e cada um a sua opinião.

Lia disse...

Exactamente por isso tu deste a tua e eu dei a minha :)