sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hedi Slimane Revisita Sid & Nancy

O mundo do rock conhece, por vezes, grandes histórias de amor. Esta é a história de amor trágica do baixista dos Sex Pistols. Há um filme de 1986 sobre este casal. Existem 1500 histórias mais trágicas e românticas de anónimos. Mas não têm o rock. Não têm a moda. E não têm o interesse de todos.

Aqui, não interessa o talento - ou falta - de Sid par ao baixo. A Beleza de Nacy. Eram jovens. Eram punks. E eram magros e drogados. E, eram, ícones de uma pop da altura.

Nos anos 90, esse imaginário explodiu. Corpos magros. Rostos cavados. O cigarro estava em todo o lado. Oposto do anos 80 com os videos de fitness. Donas de casa vestiam-se em cores alegres e em frente da televisão era ginastas amadoras dos tachos e panelas como pesos e alteres. Janes Fonda em potência. Era a moda dos 30 para cima. A década seguinte, desce a faixa etária. Jovens de 20 anos idolotram um corpo natural. Magro. Frágil.

Hedi Slimane é filho dessa década. E junta tudo isso na Saint Laurent. E junta isso tudo neste Video. Tem rock. Tem jovens. Tem cigarros. Mas, Sid & Nacy tinham Londres. Agora temos Paris. A nova cidade cool. Mas existe a proclamação de um ideal de beleza que parece exponenciar o estético face a tudo o resto. A forma sobre o conteúdo.

Não deixa de ser roupa gira. Não deixa de vender uma ilusão. Não deixa de criar uma atmosféria de rock and roll.  

 

1 comentário:

Kapu disse...

Eu "Slimane" gosto mesmo é o do meu Sporting... ;)