domingo, 27 de abril de 2014

O Sucesso Mede-se De Várias Formas

Um amigo meu, colega de faculdade e de boas famílias, mudou de vida há coisa de uns anos. Durante a faculdade ele sempre foi um dos melhores do nosso ano. Ficamos amigos e eu admirava a sua dedicação às leis. Qualquer livro tinha interesse para ele, simplesmente ler a lei não era suficiente. Ele tinha de perceber o porquê daquela lei. Comecei frequentar a sua casa. Uma família tradicional. Daqueles em que apenas um beijo era permitido. Sentia-me bem recebido, mas havia mundos entre nós. Ambos os pais elegantes. O pai também advogado. A mãe administradora de uma empresa. A irmã belíssima. Era frequente, quando jantava com eles, perguntarem-nos pelo nosso futuro. Nunca tinha pensado muito nisso, apenas que queria ser advogado. E o seu pai disse, num desses jantares, que o sucesso mede-se de várias formas, aquilo que nos tornaríamos não faria de nós bem sucedidos. Nessa noite, na biblioteca da sua família perguntei-lhe porque queria ser advogado. E ele, pela primeira vez, não me deu uma resposta concreta. Disse apenas que gostava da ideia de tentar fazer o bem.

Quando terminamos o curso ele foi estagiar com o pai. Eu fui para uma outra sociedade de advogados. Pelo meio, voltamo-nos a cruzar na estrada da desilusão com a justiça. Eu fui por um outro caminho e ele por um outro. Mas enquanto eu mantive-me ligado ao que fui treinado para fazer ele não. Começou no ioga. Esteve fora alguns meses. Até que hoje se intitula life coach. Apesar da sua idade dá palestras. Vai a empresas. Faz sessões de grupo. Faz rir e sorrir. E diz-se feliz. Diz verdades dogmáticas. Mas diz-me ele, com convicção. E diz que o sucesso não é ele dizer coisas novas. Mas dizer de forma a que quem oiça acredite nelas. Diz-me que ele não tenta fazer mais nada que tentar dar esperança. Esperança em qualquer coisa. Que a esperança é a mãe dos sonhos. E o sonho o que nos levanta de manhã.

E hoje, aqui no sul, deitado com o iPad no colo e o gato preto deitado aos meus pés enquanto se banha com o sol de fim de tarde, penso no que é o meu sucesso. Como o posso medir? Mas não tenho uma frase, porque se mede de várias formas, e para mim mede-se com o retrato de tantas pessoas que adoro.

Sem comentários: