quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Meu Sucesso

Desde há uns dias que tento pensar no meu sucesso. Acho que é algo que faço quando o meu aniversário se aproxima. O que alcancei. O que perdi. O que consegui. Frases feitas de que a vida é o que fazemos dela ecoam-me nos ouvidos. Os meus pais, o meu irmão, Ela, os meus amigos, o Gato preto, as minhas viagens, os meus livros, os meus gadgets e os meus ténis. Isso é a parte humana do nosso sucesso que é a vida. Viver é um sucesso. Parece a introdução de uma palestra barata. Mas é a porra de uma simples verdade. Tão simples quanto banal. O nascimento é uma espécie de uma roleta russa. E, a partir dai, jogamos com as cartas que nos saem do baralho. 

Há uns dias um site que eu sigo dizia uma verdade muito crua e dura e que punha tudo em perspectiva. Imaginamos que dão a alguém uma espécie de desafio: sem tempo limite o desafio consiste em saltar em pés juntos para uma caixa de madeira 50 vezes, sendo que a caixa tem uma altura de meio metro. Há quem vá concretizar o desafio em menos tempo e quem vá demorar mais tempo. E após os 10 primeiros saltos, acreditem, as pernas e os joelhos ressentem-se. Por isso, quem demorar mais tempo aguentou mais tempo aquele "sacrifício". E aguentar mais é um sucesso. 

E isto leva-nos para o fitness que está em todos os facebooks e instagrams. O meu não é excepção. Porque se lemos e alimentamos o que sabemos. Porque não podemos alimentar o que conseguimos com o nosso corpo? E juntos aquilo é o nosso sucesso enquanto pessoa, enquanto o que fazemos ao nosso corpo. A capacidade rápida de pensar com o conhecimento que adquirimos com a capacidade de saltar mais alto e mais vezes.

Acho inócuo ler porque sim. Acho inócuo treinar para caber numa peça de roupa. Acho útil ler porque sabemos mais. Acho útil treinar porque consigo mais. Porque quero saber a resposta. Porque quero olhar ao espelho e saber que eu consigo aquilo. 

Sem comentários: