segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Republico

Há pessoas que gostam muitos dos seus animais. Dos cães. Dos gatos. E até das tartarugas. Quando morrem escrevem no Facebook RIP com uma imagem do falecido. Normalmente são fotografias bonitas. Mas a seguir vão comprar um bilhete para a tourada e dizem que é tradição e cultura.

Não consigo conceber uma tradição e uma cultura onde se faça sofrer um ser vivo. Tal como não consigo conceber ou perceber o fundamento para julgar dois homens diferentes baseando-se apenas na cor. No credo. No que gostam de fazer na intimidade. Se quem julga a diferença entre o homem é estupido e ignorante. Quem julga o animal pela sua diferença também é estupido e ignorante. Mas pior, é um hipócrita!

O touro é um animal como os cães, os gatos e as tartarugas que se tem em casa. Sofre e tem sentimentos. Sim, sentimentos. Os cães ficam contentes quando vêm o dono. Assustados em várias situações. Principalmente quando vão à rua em pequeninos. É muito movimento para eles. Ruido. Com os Gatos o mesmo. As Tartarugas escondem-se na carapaça. Os touros investem. Mas aí todos se levantam nas bancadas em gaudio. Mas em casa percebem quando o cão esta triste. Quando o gato esta com medo. Mas ali são bárbaros a vibrarem com o sofrimento.

Não sou dos que acham que os animais têm direitos. Sou dos que acha que os animais são objecto de direitos. Não sou dos que acho que têm direitos devido a uma construção jurídica: tem direitos quem tem deveres. E os animais não podem ter deveres para connosco. Está para lá da sua esfera de compreensão. Mas não os podemos julgar porque nós muitas vezes não compreendemos a nossa realidade. Mas acho que todos andamos cá ao mesmo, a tentar sobreviver da melhor forma.

O touro sofre. Se não for fisicamente, o que tenho muitas dúvidas, é psicologicamente. Na primária todos fomos gozados em determinada altura. A turma inteira a gozar connosco. Por motivos estúpidos, muitas das vezes. Como é que se sentiram? Agora imaginem que estão numa arena. E além de gozarem convosco ainda vos vão espetar merdas nas costas. Talvez naquele momento não sintam nada. Mas mais tarde vão sofrer. Afinal, aquilo que escorre nas costas é sangue.

Não acho que o mundo deva virar vegetariano. Isso é com cada um o que leva à boca. Mas se acham que é legitimo comer boi ou vaca, no outro lado do mundo é legítimo comer cão e gato. É tudo uma questão de perspectiva. O homem precisa de comer. Precisa de se alimentar. Mas não precisa de fazer sofrer. Não precisa de vibrar com o sofrimentos dos mais fracos. Não façam aos touros aquilo que não gostavam que fizessem aos vossos gatos e cães.

Se gostam de cães e gatos, lhes dão banhinho, boas comidas, fazem festas, tratam-nos bem, mas depois vão à tourada, lamento. São ESTUPIDOS!


Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia
Maestro Vitorino de Almeida

2 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Nem mais!
De uma forma simplista, está aqui tudo.
Somos muito atrasados.

Marta Moura disse...

Inteiramente de acordo!