segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Era Mais Giro

Há duas coisas que consigo conceber comprar por impulso: livros e comida. O resto deve ser sempre objecto de pesada ponderação. Acredito piamente que depois dos 20 anos, ou quando se começa a trabalhar, não há nada que se precise mesmo. Além de casa e lençóis para dormir. Por isso, livros e comida. As única coisas que podem ser objecto de compras de impulso. Livros, mesmo que tenhamos em casa muitos. Muitos ainda por ler. Muitos que já nem se sabe onde estão. Qual a estante? A de cima ou de baixo? E comida por razões óbvias, ter fome é um impulso do corpo. Queremos comer. Logo compramos. Isto se não houver um iogurte na gaveta ou um peça de fruta ou um pacote de bolachas.
 
Depois da ponderação do que e quando comprar, surge um outro algoritmo. O era mais giro. Como não precisamos temos de formas a equação perfeita:
 
Gosto = Checked!
Posso = Checked!
Ele/ela gosta = Não!
 
Resultado = não acontece a compra.
 
Porque era mais giro que ele ou ela gostassem. Uma primeira espécie de aceitação social que é transposta para ele ou ela. Porque se quer agradar em primeira análise a ele ou ela. Isto depois de nos sentirmos confortáveis. Porque era tão mais giro que ele ou ela gostassem daquelas botas mesmo fixes que são tão parecidas às outras mas de uma outra cor que estão arrumadas desde o outono passado. Ou daqueles ténis tão simples mas que faziam um jeito para qualquer coisa que os outros que temos lá em casa fazem.
 
Era tão mais giro.

3 comentários:

Carol disse...

Livros e sapatos! Comida é uma necessidade, nos dias que correm. Compro não por impulso, salvo uma ou outra ocasião, mas porque não vivemos sem comer. (Caso fosse por impulso certamente rebolaria :) )

E disse...

eu entendo essa necessidade com impulso, um impulso básico e primário, ainda assim impulso. Mas se tenho fome compro - se não tiver à mao.

Se bem que, em tempo idos, passei fome - uma tarde - para comprar um livro. e o pior, o livro era maus.

Carol disse...

Ui! isso é que é pior, mas deve ter sido uma lição e vida, pelo menos :)