quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aqui Gosta-se De CR7

Ontem gritei golo por 3 vezes. A costura das costas ressentiu-se todas as vezes que os celebrei. Mas isso não me impediu de celebrar e gritar. E, para mim, olhar para o CR7 com admiração.
 
Eu sou claramente team Ronaldo. Não tiro, no entanto, qualquer grama de mérito ao Messi (os dois que marcam esta época). Ronaldo até pode ser arrogante, egocêntrico. Não sei, não o conheço. A imagem que ele próprio passa é um pouco essa. Antes de julgarmos o Ronaldo por questões extra-futebol, podíamos tentar ver o mundo pelos seus olhos. Um puto que veio da Madeira ainda pequeno para realizar um sonho. O nível de cultura e conhecimento a ser feito à medida que outras pessoas enriqueciam com as suas transferências, os seus golos e as suas jogadas. E é por aí que o tentam julgar e decidir o título de melhor do mundo: questões extra futebol. Esquecem que ajuda a família como poucos e a defende de tudo (podemos achar que é demais, mas não nos devemos esquecer que todos temos família). Abraça os putos que o admiram.
 
O que eu sei é que Ronaldo marcou o Manchester United. Marcou e marca o Real. Marcou e marca a selecção de Portugal. Trabalha afincadamente com um objectivo. Não faz greves. Acha que merece mais, mostra com trabalho porque o merece. Não deixa de fazer o seu trabalho por isso. Por vezes oiço, na inevitável comparação com Messi, que este último tem talento puro. Já Ronaldo, isso, é outra história. É trabalho. E se assim for, porque acredito que ali está também talento, mais mérito tem Ronaldo. Quis ser jogador de futebol. Quis ser um dos melhores. E desde puto que trabalha para isso. Empenha-se. Culmina as suas falhas. Trabalha-as. Quantos fazem isso? Se está, então no topo, a si o deve, à sua perseverença. Messi é talento puro, não tem qualquer mérito, Deus deu-lhe isso. Ronaldo trabalhou para com o seu esforço estar ao nível da obra da natureza que é, eventualmente, Messi. Então, tem de ser melhor.
 
 
Ontem, num daqueles jogos que ficam, Ronaldo não partilhou o palco com ninguém. Três golos. Quando o futebol vive é disso, golos e vitórias. O resto são boas jogadas. E Ronaldo esteve lá. Disse eu marco, eu ganho. Eu justifico dentro do campo o que sou, para que trabalho, para que corro, para que treino!
 

Sem comentários: