segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Aqui Gosta-se De Crossfit

A primeira vez que ouvi falar de Crossfit foi pelo meu amigo Pedro. Um mês antes de ele partir. O que me deixa o crossfit como uma sua herança. Não sou o tipo mais forte. Nem o mais alto. Nem o que levanta mais peso. Sou perfeitamente normal. Mediano. Mas o Crossfit coloca-nos à prova perante quem interessa, nós mesmos. Avançamos aos poucos. Concluímos os exercícios nos nossos tempos. Vamos melhorando-os.
 
Um conjunto de exercícios, repetidos em sequência, que nos levam ao limite. Parecia-me sem graça. Fazer 15 flexões, seguido de 20 agachamentos, mais 30 sit-ups. Repetir tudo, enquanto o tempo de 20 minutos não se esgota, não me fazia sentido. Mais estranho era quando se juntava barras com pesos. Não os pesos das aulas de Pump, mas um pouco mais pesados. A pedir um esforço adicional. E então se houver saltos à corda com a mesma a passar duas vezes por baixo dos pés? Tudo aquilo me parecia um pouco infantil.
 
Até experimentar!
 
O Crossfit transforma uma ida ao ginásio. Três séries de 12 repetições cada uma é enfadonho. Fomos e somos feitos para competir. E o crossfit faz-nos competir connosco. Tornando-nos melhores. Mais rápidos. Mais fortes.
 
Quando o meu amigo Pedro me falou do Crossfit, tinha tido uma grave queda de bicicleta. E achei que os links que ele me mostrava com exercícios estavam fora das minhas possibilidades. Tinha dores no joelho que me impediam de baixar por completo. O ombro era sofrido. E o orgulho e o ego de entrar num ginásio e não conseguir levantar um peso decente era desencorajador. Ainda não pedalo com a regularidade com que o fazia. Mas será uma questão de tempo. Mas vou voltar a pedalar. Cruzar Lisboa com regularidade. Com uma base quase diária. E o crossfit tem a sua importância. Eu acho que sim.

1 comentário:

Carol disse...

Gostei da descrição do crossfit! Infantil é algo que me tem cruzado muito as ideias :) Sim, tenho visto e treinado algo, antes dos grandes pesos que não levanto, que me parecem brincadeiras de criança adaptadas a adultos. E é maravilhoso! É competitivo, mas connosco mesmos, que é sempre o grande alvo a abater. É entusiasmante é muito completo. E é uma comunidade cada vez maior, não pode ser por acaso!