quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Welcome To Chelsea Hotel

Independentemente de ser, ou não, um marco arquitectónico, é um marco literário e da cultura pop. É um edifício igual a muitos. As suas linhas não se diferenciam de outros. Na mesma rua, até. O que ele tem é uma história metida em quartos. Recheada de livros, canções. Droga, álcool. Sexo, paixão e amores fodidos.
Quando cheguei a Nova Iorque quis passar por lá. Não ficámos lá alojados. Mas quis passar por lá na mesma. Ela foi comigo. Satisfazendo a vontade de um louco em querer ver um simples hotel. A fachada de um Hotel. Porque não entras, perguntou-me ela quando lá chegámos. E eu não soube responder. Disse que preferia imaginar. Como se todos os meus heróis literários estivessem no átrio à minha espera e assim os poderia imaginar. Contei-lhe que, o mito assim se conta, Jack escreveu durante dias a fio o livro que o tornaria um dos beats mais importantes. Uma ode à liberdade ao som da música jazz da altura, Pela Estrada Fora. Que Leonard Cohen e Janis Joplin se amaram naquele quarto, e apontei para cima. Ela perguntou como sabia que era aquele. Não sei, foi a minha resposta. E ela dá-me um beijo, como a perdoar a minha imaginação parva. Olha, digo-lhe, naquela janela um dia Leonard Cohen acordou e fumou ali o seu primeiro cigarro a olhar para a cidade. Na cama o corpo de Janis sonhava ainda. Recebi um outro beijo.
Ao longo do dia passeamos pela cidade à nossa vontade. Até que passámos por uma livraria. Ela diz que quer entrada. Pega em dois livros que não vi. Paga-os e depois entrega-me. São para ti, diz. Um deles era de fotografias sobre o Chelsea Hotel. O outro era Just Kids de Patti Smith, onde o hotel é cenário.

4 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Já li o Just Kids.
E gostei imenso.
Que achaste?

E disse...

Ainda não li. Foi ficando. mas vou começar neste fim-de-semana, daí ter escrito o texto. Mas dizes que é bom, vou ainda mais confiante então.

CAP CRÉUS disse...

Transporta-te para aquela época, onde tudo parecia permitido.
Li num ápice.
E agora estou a ler um do Murakami.
O 1º dele que leio e está a ser uma experiência interessante.

E disse...

Eu gosto. Jeito de Murakani, qual estas a ler?